Grávida, eu?

10:00


O universo conspira a nosso favor.
Mas e quando não queremos algo para nossas vidas e mesmo assim o universo nos entrega essa coisa? Ele está a nosso favor ou indo contra nós?

No fim do ano passado, descobri que estava grávida. Foi um choque.
Tipo, como assim? Passei 10 anos da minha vida me entupindo de anticoncepcional para mesmo assim engravidar? O que aconteceu? O que foi que eu fiz de errado? Onde foi que eu vacilei pra isso acontecer? Um milhão de pensamentos assim passaram pela minha cabeça, todos ruins, devo confessar. Grande parte misturados a sentimentos de raiva e culpa.
Mas o que eu poderia fazer? Quais eram as minhas opções?
Abortar? Nem pensar. Jamais teria coragem, coração e estômago para isso.
Não julgo quem escolhe esse caminho, afinal, cada um sabe da sua vida, seus sentimentos e é dono das próprias escolhas, mas eu, EU, nunquinha escolheria isso pra mim.
E então? Só resta aceitar e parir...

Ser mãe, eu? Logo eu? Que sempre neguei essa função. Que sempre disse que não queria. Que sempre fiz de tudo para não deixar acontecer. Que não estou preparada e tampouco tenho estrutura pra isso?
Sim, eu mesma. Mãe. Era inacreditável, quase que inconcebível para a minha cabeça.
Mas o tempo foi passando e toda a chateação que eu estava sentindo, começou a se misturar com outros sentimentos, com outros pensamentos... e eu fui colocando a cabeça no lugar, sendo mais racional, retomando o controle da minha mente.
Os hormônios na gravidez ficam loucos, você muda de estado mental e sentimental de um minuto para outro, sua cabeça fica uma loucura, você pensa em mil coisas ao mesmo tempo e ainda recebe o quem vem de fora, com muito mais intensidade. As reações das pessoas te afetam, o que elas falam, como elas te olham... tudo, tudo deixa você mentalmente exausta.

Eu sempre ouvi que a mulher já nasce programada pra ser mãe, que já é mãe desde que descobre a gravidez, que existe um glamour que faz desse momento mágico e tudo fica lindo... mas até então, ainda não achei o glamour da gestação que todo mundo fala... tô quase a ponto de parir e apesar dos meus sentimentos hoje, serem diferentes do início da gravidez, eu sentir que tenho sim uma grande ligação com essa pessoinha crescendo dentro de mim, ficar feliz a cada chutinho, ter me acostumado com as mudanças do meu corpo e ter aceitado a situação e abraçado o destino, ainda não me sinto mãe. Mas não me sinto mal com isso, muito pelo contrário, tô vivendo todos os momentos intensamente e aprendendo a cada dia.

Se eu vou ser uma boa mãe? Eu não sei. Mas o que define uma "boa mãe"? Eu também não sei. Mas vou dar o melhor de mim, isso que importa...

Então, para resumir e não encher tanto o saco, sim, estou grávida, cheia de dúvidas, sentimentos loucos e preciso botar isso pra fora.
Volto logo pra contar mais. Me aguardem.

Suh

You Might Also Like

2 Comments

  1. Oi Suh!
    Essa semana meu marido e eu estávamos falando sobre isso,eu já tinha colocado na minha mente que não queria ser mãe,por mais que eu queria não sei de fato estaria fisicamente apta para isso,meu companheiro me disse de forma espontânea que estava pensando em fazer vasectomia pois não saberia ser um pai e de fato não o queria,foi um alivio de certa forma.É interessante como as pessoas reagem nas duas situações,quando se engravida ou quando opta pelo inverso.Mais interessante ainda,todo o glamour que as pessoas colocam sobre algo tão natural,acho louvável essa sinceridade que você empregou ao relato.Tive amigas que tiveram filhos de forma consciente com seus parceiros da época,coisa de dez anos atrás,que fazem da sua maternidade um evento,mas na realidade são péssimas mães que negligenciam suas crianças fora dos olhos dos outros.Como ainda sou filha,digo com a maior honestidade do mundo:Se você foi franca dês do começo sobre desconhecer seu papel de mãe,sobre se sentir mãe e tudo que a maternidade envolve é um bom começo.Tu vai criar pra si e não para o mundo aplaudir e te dar um selo de aprovação,isso é bacana demais!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela!!
      Sabe, chega a ser um alívio ler seu comentário. Porque vou te contar, sempre que eu digo que não é uma gravidez programada e que eu ainda não me sinto mãe, que não tô achando tudo lindo, só recebo olhares tortos e críticas.
      A única que foi bem realista comigo, foi minha própria mãe. Jogou logo na minha cara um "se prepara, porque só piora". Qualquer outra pessoa, só fala babozeira, a velha balela de "você foi abençoada, agradeça por isso".
      As pessoas não entendem que está tudo bem não querer filhos, está tudo bem engravidar sem programar, que está tudo bem não achar a gestação glamurosa e que está tudo bem aprender com o tempo ou até mesmo mudar de idéia.

      Eu também vi muitas conhecidas minhas engravidarem, se mostrarem pleníssimas durante a gravidez, fazerem um papel de mãe/famílias perfeitas em público e viverem um caos na intimidade... Aquela velha história de "sair bem na foto, mas chorar no banheiro tirando a maquiagem".
      As pessoas enchem a boca pra dizer que estão preenchidas, mas escondem suas próprias frustrações.
      Eu não quero isso pra mim. Já que aconteceu, mesmo sem eu desejar, claro que vou viver isso, mas vai ser do meu jeito, na minha realidade, na minha verdade. Não tem porque mostrar uma mentira só pra ganhar aplausos. Não é bonito, nem faz bem pra alma.

      Eu acho muito saudável esse entendimento que existe sobre o assunto entre você e seu marido. Tem que ser conversado, tem que ser discutido, porque já pensou se vocês tivessem vontades diferentes? Como ia fazer?
      Relações maduras me enchem de alegria.

      É sempre bom ter você por aqui, te acho muito centrada e com a cabeça no lugar. Apesar de não te conhecer a fundo, sinto que você sempre tem algo de bom a acrescentar, seja num textão no blog, num comentário em posts alheios ou numa foto com os pets no instagram. Você me passa aquela sensação de "pessoa real" sabe? E pessoas reais estão cada vez mais escassas, principalmente no mundo virtual.

      Vamos compartilhar amor. Sempre.
      Abraço.

      Excluir

Deixem aqui seus comentários, suas opiniões e críticas. Adoro ter esse contato com vocês. ♥