Transição Capilar + Big Chop. Nem imaginava.

10:00


Em agosto de 2017, resolvi dar uma pausada no uso do henê. Tinha em mente ficar 3 meses sem usá-lo, para poder fazer um tratamento "anti-caspa" poderoso, sem influência de nenhum outro produto ou química. Eu tenho seborréia e quanto mais calor, pior minha situação, então quando vi que estava começando a aparecer o excesso de caspa, queria cortar o mal pela raiz.
Quando chegou novembro, faltava pouco para o resultado que queria, então resolvi estender o tratamento até dezembro, assim, voltaria a alisá-lo para as festas de fim de ano, sem problemas nenhum.
Mas aí, em dezembro, descobri a gravidez. Então, sem pensar duas vezes, decidi que pararia com a química até o bebê nascer. Depois, dava meu jeito.
E apesar de alguns médicos liberarem o uso do henê na gestação, por ele não entrar no organismo, a minha não liberou. Tive que me despedir até mesmo do tratamento anti-caspa.
Como eu estava sem opções, até porque minha raiz já estava gritando por socorro, resolvi largar mão do secador e chapinha. Era muito exaustivo por conta da raiz bem cacheada. Lavava, secava naturalmente e se tivesse que sair, prendia. Rabo de cavalo ou coque, essa era minha rotina. Tava me odiando, juro. Me olhava no espelho e me sentia feia com aquele cabelo de duas texturas.
Minha auto-estima foi quase pro fundo do poço. [notem que eu disse QUASE...]

Passei janeiro e fevereiro sem a menor vontade de me arrumar. Com todas as novidades diárias da gravidez, sem poder usar produtos de beleza (fui proibida de usar até maquiagem), tava aquele clima triste ainda pela perda do meu pai, situação financeira meio apertada, tudo muito louco e bagunçado na minha mente. Tava bem pra baixo mesmo e o cabelo feio era só mais prego no pé.

Quando chegou março, tive um insight ou qualquer coisa parecida. Resolvi meter a tesoura no cabelo e acabar com o mimimi.
Aproveitei que minha irmã ia ao salão fazer a sobrancelha e fui junto. Cheguei lá e falei: "mete a tesoura, tira tudo que for liso". Fui sem dó nem piedade, porque se parasse pra pensar, talvez eu desistisse.
A cada mecha que caía, eu pensava: cabelo cresce. A cada cachicho curto que surgia, eu pensava: cabelo cresce.
Quando terminou, olhei no espelho e pensei: tá ótimo. Feio por feio, melhor curto e natural do que comprido e cagado.
Fui pra casa triunfante.

Não vou ser hipócrita em dizer que me mantive triunfante. Kkkkkkk
No dia seguinte acordei parecendo nem sei o quê. Nunca tinha tido um cabelo tão curto. Me olhei no espelho e me assustei.
Foi só aí que comecei a pensar: como vou manter isso no lugar? Será que dá pra fazer algum penteado? Será que dá pra prender? Ai carai, vou ficar com essa cara de bolacha pra sempre...
Comecei a procurar inspirações de penteados, formas de manter os cachinhos definidos, acessórios que combinavam com cabelo curto... achei tudo uma bosta, é claro, mas conforme os dias foram passando, me acostumei.
Agora tô me achando linda e tenho certeza que cortar o cabelo foi a melhor decisão.

O pouco tempo (7 meses) que fiquei em transição (meio que forçada, mas ainda sim uma transição) foi bem ruim. Fico pensando como só uma partezinha tão boba de nós como o cabelo, pode fazer com que nossa auto-estima esteja em pontos tão diferentes em tão pouco tempo. Como somos frágeis com relação a isso.
Mulher, um bicho tão forte, que passa por tudo, aguenta de tudo, se deixa abalar por causa de cabelo. Aff. Chega a ser irônico, né?!

O big chop é um ponto decisivo para muitas mulheres, mas eu acabei passando por isso inconscientemente. Mais tomada por raiva do que vontade.
Admiro muito quem se esforça para se manter em transição por 1 ano, 2 anos e só depois cortar. Tem que ter muuuuuita vontade.
Admiro mais ainda, aquelas que decidem abrir mão de seus cabelos e deixar a cabeça careca, ou esperar apenas 2 ou 3 meses para cortar. Tem que ter muuuuuita coragem e amor próprio.
Hoje, tenho uma visão muito diferente sobre tudo isso, muito melhor e mais respeitosa.

Agora é manter o cabelo saudável. Me manter nessa transição e fazer o cabelo crescer muito.
Ainda não sei como vou atualizar sobre o assunto por aqui, talvez de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses. Vamos deixar o tempo passar e ver o que vai acontecer.
Caso queiram algum post específico, só me pedir. Se tiverem dicas, tô aberta a sugestões.

No mais, tô me sentindo renovada com esse cabelo novo e quero abusar muito da criatividade com ele.
Compartilharei novidades "cabelísticas" com vocês em breve.

Suh

You Might Also Like

2 Comments

  1. Oi Suh!
    Primeiramente quero dizer e agradecer,pois depois que vi que tu cortou ou cabelo,foi uma baita inspiração para eu meter a tesoura no meu,fazer algo que a muito tempo gostaria e não tinha a menor coragem de fazer.Me sinto muito feliz,de verdade.É uma liberdade tão boa,que a gente para pra pensar do porque não ter tido tal atitude antes.
    Obrigado!
    Sobre o cabelo cacheado/crespo e curto,quando cortei o meu ano passado e em 2014,para facilitar minha vida eu dormia com uma touca feita de meia calça com coquinhos ou duas tranças quando ele estava maior,era acordar desfazer os coquinhos (eu fazia poucos pra poupar tempo),e arrumava com usando os dedos com um pouco de creme de pentear,só usava o pente garfo pra dar volume quando queria.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Cabelo é algo muito importante para nós mulheres mesmo. Eu ja fiz algumas artes como tentar ficar loira kkkkk,o cabelo ficou horrível, e o loiro me deixou muito feia,como isso me abalou emocionalmente.
    Achei seus cachos lindos,eu amo cachos na verdade,vc ficou muito linda,de verdade.

    ResponderExcluir

Deixem aqui seus comentários, suas opiniões e críticas. Adoro ter esse contato com vocês. ♥